Quando estamos sozinhos em casa ou na presença dos mais chegados, podemos beber vinho, mais ou menos, à nossa vontade. No entanto, existem regras que devemos conhecer para servir e beber em eventos sociais importantes, que exijam mais cerimónia. Conheça as nossas dicas para cumprir a etiqueta do vinho.
As regras de etiqueta do vinho
- Segure o copo pelo pé do copo e nunca pelo bojo (aliás, quanto mais baixo segurar no pé do copo, mais elegante fica).
- Cheire sempre antes de provar. Deve inclinar o copo e a sua cabeça a 45.º, um contra o outro. Se o fizer desta maneira, ficará a parecer um autêntico especialista.
- Brindar I: não bata com a ponta dos copos, mas no meio do bojo ou mesmo com o pé. É mais higiénico e também é menos provável que os copos se partam.
- Brindar II: diga “saúde” ou “chim chim”, sempre a olhar nos olhos das pessoas à sua volta.
- Na abertura da garrafa, faça o menor barulho possível. Não é elegante fazer um “pop” ruidoso quando retirar a rolha.
- Quando servir o vinho, segure na garrafa, o mais próximo possível da base.
- Não toque com a garrafa no copo, quando estiver a servir os outros. Não é necessário fazê-lo a partir de uma altura muito elevada, mas é importante não tocar no copo.
- Comece pelas mulheres, por ordem decrescente de idade — primeiro pelas mais velhas, avançar depois para as mais novas e só depois seguir para os homens, também de acordo com a ordem de idades. É importante também que sirva o seu copo apenas no fim. Se se sentir um especialista, pode colocar um pouco de vinho primeiro no seu copo, apenas para cheirar e confirmar a qualidade da bebida, e só então passar às restantes pessoas.
- Ao servir, procure não fazê-lo acima de um terço do copo.
- Nunca beba o copo com o objetivo de esvaziá-lo, só porque a pessoa que está a servir se está a aproximar.