A vinoterapia é um tratamento estético, originário de França, que usa vinho e produtos à base de uvas para rejuvenescer a pele e o corpo.
Tem por base um dos componentes da uva, o polifenol, um antioxidante natural que ajuda na prevenção do envelhecimento cutâneo e no combate às agressões do dia a dia, como a exposição solar, o stress e a poluição.
É um tratamento que também pode ser usado para prevenir a celulite. Para isso, basta aplicar os produtos de uva e envolver a pele com toalhas quentes, promovendo a termogénese, que é a tentativa do organismo em manter o equilíbrio térmico, incentivando assim à queima de gordura.
Os diferentes tratamentos
Existem diversos tratamentos dentro da categoria de vinoterapia, entre os quais se destacam as exfoliações de zonas do corpo específicas, massagens com produtos à base de vinho — para uma melhor absorção dos princípios ativos e ativação da microcirculação — e experiências de banho em barris com aroma de uva. Nos banhos de barril, as propriedades dos flavonoides e polifenóis da folha de videira têm um efeito antioxidante, enquanto a aloé vera proporciona hidratação.
Nos produtos utilizados em vinoterapia podemos encontrar diversas castas. Por exemplo, Merlot e Cabernet ajudam a eliminar células mortas de pele. Chianti e Sauvignon têm propriedades relaxantes e tranquilizantes. Já o Lambrusco, por ser rico em minerais, ajuda na manutenção da pele, enquanto a Rioja é tipicamente usada em tratamentos de beleza e cosméticos.
Os benefícios da vinoterapia
- Tem uma ação antioxidante, capaz de combater os radicais livres e defender a pele das agressões diárias
- Melhora a microcirculação
- Recupera a fibra e o brilho natural do cabelo
- Reafirma e dá tonicidade à pele
- Elimina toxinas
- Acelera o metabolismo
- Previne o envelhecimento
- Estimula a produção de colagénio e elastina