Fechar pesquisa
Como combinar vinho e chocolate?

Como combinar vinho e chocolate?

Combinar vinho e chocolate não é tarefa fácil. No entanto, quando resulta, é extraordinário.

Atualizado a 22/11/2023
3 MINUTOS DE LEITURA
Como combinar vinho e chocolate?

Antioxidantes, afrodisíacos e usados como oferta em ocasiões especiais, há alguns pontos em comum entre o vinho e o chocolate. Mas a diferença no nível de doçura dificulta a sua harmonização. Aprenda a fazer o casamento certo.

Porque é difícil esta combinação?

Pela diferença de doçura, que é sem dúvida o sabor mais forte que existe. É praticamente impossível combinar um alimento doce com um vinho sem doçura e ser bem sucedido. Logo, chocolates mais doces vão combinar melhor com vinhos mais doces, da mesma forma que chocolates menos doces vão resultar melhor com vinhos menos doces.

Também os antioxidantes (taninos) do chocolate são muito diferentes dos do vinho e, quando mal combinados, resultam numa sensação de secura — o equivalente a trincar uma casca de banana — e um amargo forte final.

Qual é o melhor vinho para cada tipo de chocolate?

 

  • Chocolate branco

Por não ter cacau, o chocolate branco tem um sabor mais fresco e neutro, o que faz com que a combinação seja mais fácil. Neste caso, um Moscatel de Setúbal, um espumante doce ou mesmo um vinho do Porto rosé serão ótimas opções.

  • Chocolate de leite

Este é um dos chocolates mais doces e difere do branco por ser feito de cacau — o branco contém apenas manteiga de cacau — o que confere acidez, amargor, taninos e sabor torrado. Faz uma combinação perfeita com vinho do Porto Ruby. Idealmente, um Ruby mais doce e com mais estrutura, como o Vintage ou um LBV de uma boa colheita.

Se o chocolate tiver frutos secos como avelã ou amêndoa, a opção será um vinho do Porto com o mesmo tipo de sabores — neste caso, um Tawny reserva, de 10 (ou mesmo 20) anos, vão resultar numa combinação incrível.

  • Chocolate negro ou amargo

Será a combinação mais difícil, uma vez que o chocolate tem mais cacau e a típica acidez e amargor.

Dependendo da doçura e do teor de cacau, o vinho a escolher vai variar bastante. Para chocolates com um elevado teor de cacau — de 90%, pelo menos — um tinto encorpado relativamente novo casa na perfeição, por exemplo, com um tinto alentejano de uma casta bem madura como a Syrah de 2021 ou 2022.

Para um chocolate negro ligeiramente mais doce, com 70% de cacau, o ideal será um vinho Madeira extra seco — os melhores são da casta Sercial.

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de garrafa de vinho até 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos

Campanhas e promoções especiais