Escolher um vinho pode ser uma tarefa desafiante. O enólogo do Pingo Doce, Frederico Vilar Gomes, ensina-o a ler um rótulo de vinho para que consiga perceber o que está a comprar e fazer escolhas melhores e mais adequadas ao gosto de cada um.
Elementos de um rótulo de vinho
1. As castas
Referência aos tipos de uvas utilizados na produção do vinho. Alguns vinhos monocasta obrigam a que pelo menos 85% do vinho seja dessa mesma casta. Por sua vez, os vinhos monocasta são 100% da mesma casta. Todos os outros são blends, ou seja, misturam várias castas.
2. O tipo
Esta é uma menção obrigatória encontrar no rótulo o tipo de vinho: branco, rosé, tinto, Porto, Madeira ou moscatel de Setúbal.
3. O ano
Indica o ano de colheita das uvas. Não é uma menção obrigatória, pelo que pode não encontrar este elemento. Nesta situação, é possível que o vinho que misture diferentes colheitas. Na hora de escolher, lembre-se de que os vinhos mais velhos não são necessariamente os melhores. A maioria dos vinhos são produzidos para serem consumidos em poucos anos.
4. O designativo de qualidade
Se encontrar nomes como “reserva”, “grande reserva”, “grande escolha” e “garrafeira”, é obrigatório que o vinho tenha uma qualidade superior testada na Câmara de Provadores da região com uma pontuação mais elevada do que os vinhos sem designativo.
Alguns vinhos têm ainda a designação DOC (Denominação de Origem Controlada), que se aplica a vinhos produzidos dentro de uma região específica com diversos tipos de controlo. Por si só, esta designação pode não transmitir a qualidade real dos vinhos. Por exemplo, os mais cobiçados vinhos do Alentejo são vinhos regionais e não DOC.
5. A marca
Tão simples como o nome do vinho. Pode ter diferentes estilos e feitios, mas é obrigatório que a marca seja o nome com maior destaque.
Elementos do contrarrótulo
7. A região
Evidencia a região de origem do vinho como, por exemplo, Douro, Dão ou Alentejo.
8. O volume
Refere-se ao conteúdo líquido total da garrafa de vinho. Regra geral, as garrafas utilizadas no engarrafamento de vinho têm 750 ml de volume.
9. O teor alcoólico
Indica o volume total de álcool presente no vinho por percentagem. Normalmente, os vinhos têm entre 11% e 14% de teor alcoólico.
10. A descrição
É comum encontrar no contrarrrótulo um texto descritivo do vinho com as principais características e notas de prova, dicas de orientação de consumo, de conservação do produto e do processo de engarrafamento. De forma complementar, o rótulo de vinho pode incluir informação sobre o método de produção e distinções adquiridas pela marca do vinho.
11. O lote
O número do lote encontra-se sempre presente no contrarrótulo, no vidro ou na cápsula.
12. A identificação do produtor
Todos os contrarrótulos devem conter o nome e a morada da sede da empresa.
13. O selo da região
No caso de vinhos com origem numa região, estes têm obrigatoriamente um selo de garantia com numeração própria dessa região.
14. O código de barras
Como o nome indica, o código de barras identifica o produto.
Os detalhes de um rótulo de vinho
- Se um rótulo da garrafa de vinho indica o ano, significa que, pelo menos 85% desse vinho, é do ano de colheita em questão. No entanto, o mais comum é que o vinho seja 100% do ano de colheita transcrito.
- A designação DOC e a regional obrigam a especificações diferentes na produção dos vinhos. Por exemplo, DOC obriga a uvas de zonas mais restritas e vinhas com produções mais baixas de castas tradicionais. O vinho regional tem uma área mais abrangente e obriga a produções maiores.
- A identificação “produzido e engarrafado por” indica que um vinho é comprado em parte ou na sua totalidade, mas não produzido na própria adega. No caso da menção “produzido por… para”, indica que o vinho é comprado já depois de engarrafado.