Fechar pesquisa
Espumante vs. Champanhe

Espumante vs. Champanhe

No momento de brindar, qualquer vinho que tenha “bolhas” é espumante ou champanhe, o nome pouco interessa. Mas o facto é que, todo o champanhe é espumante, mas nem todo o espumante é champanhe. Aprenda as diferenças.

Atualizado a 23/08/2022
4 MINUTOS DE LEITURA
Espumante ou champanhe: há diferença?

Beber espumante é uma moda que veio para ficar. Se antes este vinho era apenas servido para celebrar, hoje é o único que acompanha bem todo o tipo de comida: da a entrada à sobremesa, passando pela carne, pelo marisco e pelo peixe. Mas é com a comida asiática, especialmente com o sushi, que a combinação fica mesmo perfeita.

Portugal soma experiência no espumante

Os vinhos espumantes não são uma novidade no nosso país. Portugal produz espumante há mais de 100 anos e apesar de existir produção em praticamente todo o país, as regiões portuguesas com mais tradição nestes vinhos são as da Bairrada e Távora-Varosa (sul do Douro).

Se costuma chamar champagne ao vinho espumante português, saiba que é “um erro”. É que Champagne é o nome da região de vinhos no norte de França, onde foi criado este produto e de onde vêm os espumantes mais famosos.

 

Como se faz o espumante português?

Existem vários métodos, mas o mais comum é o tradicional ou clássico com uma 2.ª fermentação do vinho em garrafa, o que torna este processo caro e demorado. Na prática, é adicionado dentro de uma garrafa mais grossa um vinho base (tinto ou branco) de grau alcoólico baixo (cerca de 10,7%), aproximadamente 17 g de açúcar e fermento e colocada uma carica. O que vai acontecer dentro da garrafa é um processo chamado fermentação, em que o fermento transforma o açúcar em álcool (o vinho passa de 10,7% para 12%). Como a carica não permite a saída do gás da garrafa, este “entra” na constituição do vinho e faz uma pressão que pode chegar a 7 Bar (cerca de 3x superior à pressão dos pneus de um carro).

 

Estágio valioso

É durante o longo estágio das garrafas que o vinho realmente ganha qualidade e o sabor característico a fermento de pão ou biscoito. Após este estágio, tem de ser retirado o fermento (borra) e é utilizado um processo em que cada garrafa é colocada horizontalmente em cavaletes de madeira, chamados pupitres e remexida diariamente para não deixar as borras colar no vidro e ao mesmo tempo orientar as borras para o gargalo. Este processo demora cerca de 1 mês e tem o nome de remuage. Segue-se a fase de dégorgement, ou seja, a descapsulagem e eliminação das borras ou das leveduras imobilizadas na garrafa, antes da preparação final. Após este processo, é adicionado o licor de expedição, que não é mais do que vinho, mais ou menos doce, que permitirá aperfeiçoar as características gustativas e olfativas, e o tipo de espumante a produzir.

Escolher bem, para servir o melhor espumante

Manda o rigor, que se sirva fresco e em copos altos e estreitos, mas para apreciar um bom espumante há outras características que devem ser observadas antes de o servir:

Branco ou tinto?

O espumante pode ser tinto, rosé ou branco. O branco pode ser elaborado a partir de uvas tintas, porque a polpa das uvas tintas não tem matéria corante e, portanto, o sumo resultante é incolor. Quando assim é, este espumante é categorizado como “blanc de noirs”.

Mais ou menos doce?

Os espumantes dividem-se entre Bruto natural, Extrabruto, Bruto, Extrasseco, Seco, Meio seco e Doce. O que determina o ser mais ou menos doce, entre um bruto e um doce, é a quantidade de açúcar que o produtor adiciona ao vinho na última fase de produção, ou seja, na fase após o dégorgement.

Novo ou reserva?

Há vinhos com menos de 12 meses de estágio, e há os que continuam o seu envelhecimento (melhoramento) sobre borras (antes do dégorgement). Nos espumantes, este período pode ser de 12 a 24 meses para Reserva, de 24 a 30 meses para os Super-Reserva ou Extra-Reserva, e até aos 36 meses para os Velha Reserva ou Grande Reserva.

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de garrafa de vinho até 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos

Campanhas e promoções especiais