Fechar pesquisa
Moscatel: a excelência no Douro e no Sado

Moscatel: a excelência no Douro e no Sado

Tanto o Douro como o Sado são regiões que oferecem condições ideais para a produção do Moscatel.

Atualizado a 23/05/2023
3 MINUTOS DE LEITURA
moscatel entre o douro e o sado

O Moscatel é uma variedade de vinho conhecida pela sua doçura e aromas únicos. Em Portugal, as regiões do Douro e do Sado destacam-se pela sua produção, por oferecerem condições ideais para o cultivo das uvas Moscatel e para o fabrico de vinhos excecionais. Existem muitas uvas diferentes de Moscatel, mas as mais conhecidas são as das castas Moscatel Graúdo (Setúbal), Roxo (Setúbal) e Galego (Douro). Os vinhos podem ser brancos, rosés ou licorosos (os verdadeiros Moscatéis).

Os verdadeiros Moscatéis 

São vinhos com álcool elevado, normalmente entre 17 e 20%, e feitos para acompanhar sobremesas ou para serem bebidos por si só. Têm esta percentagem elevada de álcool, por ser adicionada aguardente a meio da fermentação.

O estágio destes vinhos é o grande segredo, pois, só com muitos anos de maturação, é que os vinhos ganham aquela complexidade e concentração de sabores tão próprios, a fazer lembrar frutos secos, mel, caramelo e fruta cristalizada. Com este envelhecimento, também a cor se torna cada vez mais acastanhada.

 

Clima favorável

O Douro possui um clima continental, com verões quentes e secos, e invernos rigorosos. Estas condições climáticas permitem o cultivo destas uvas de alta qualidade, tornando os Moscatéis do Douro, normalmente, mais frescos e menos doces.

O clima mediterrânico moderado e a proximidade do oceano Atlântico fornecem condições favoráveis também para o cultivo destas uvas na região de Setúbal, tornando o Moscatel mais rico, concentrado, mais doce e mais intenso.

Sobremesas mais doces acompanham melhor os de Setúbal e menos doces os do Douro. Moscatéis mais jovens acompanham doces mais frutados, como gelados e tartes de fruta, ao passo que os mais velhos precisam de doces mais intensos, conventuais ou caramelizados.

 

Vinhos tranquilos de Moscatel

Estão na moda os brancos do Douro feitos da casta Moscatel Galego ou rosés de Moscatel Roxo. Fazem um ótimo casamento com comida asiática, como sushi ou caril ou mesmo saladas.

O Moscatel é uma joia da viticultura portuguesa e, tanto o Douro quanto o Sado, são regiões que se destacam na produção deste vinho especial.

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de garrafa de vinho até 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos

Campanhas e promoções especiais