Os vinhos devem, ou não, ser decantados e quais? O que é um decanter? Saiba a resposta a esta e outras perguntas neste vídeo com a ajuda do nosso enólogo, Frederico Vilar Gomes.
Saber quando e como decantar um vinho faz parte das principais dúvidas dos apreciadores de um sabor apurado. Conheça as respostas às principais perguntas sobre o decanter e a decantação de vinhos.
O que é um decanter?
Um decanter é uma garrafa de vidro ou cristal, com uma base bastante larga. A sua função inicial era ser um “limpador” de impurezas. Com o tempo foi sendo utilizado não apenas para isto.
Com que vinhos devo usar um decanter?
A regra básica é que deve usar um decanter com vinhos com sedimentos ou o chamado pé, o que acontece normalmente com vinhos mais velhos. Mas também deve usar um decanter com vinhos mais encorpados e que precisam de mais oxigénio antes do momento de serem bebidos.
Mas atenção, o decanter não deve ser sempre usado da mesma maneira. Vinhos menos complexos nos seus aromas não devem ficar mais de meia hora no decanter para revelarem as suas características. Já vinhos mais encorpados e/ ou mais velhos podem ficar até uma hora a decantar.
Ganha-se muito com a decantação em vinhos novos, vinhos que ainda não estão prontos a beber. Desta forma, conseguimos acelerar o envelhecimento ao arejar o vinho.
E devo decantar os vinhos brancos?
Há brancos e rosés que ganham em ser decantados, mas são muito poucos e em situações muito específicas.
Quando beber depois de usar o decanter?
Os vinhos mais velhos decantados não ganham nada em estar no decanter, por isso deve beber logo após decantar. Quanto mais tempo passa no decanter, mais o vinho perde em aroma.
Nos vinhos mais novos, a decantação deve acontecer algum tempo antes de beber, em alguns casos até no dia anterior.