Fechar pesquisa
Pizza e vinho: como combinar

Pizza e vinho: como combinar

Pode ser espumante, branco, rosé ou tinto para acompanhar a pizza, mas há que ter em conta a densidade e os ingredientes desta para escolher o melhor vinho.

Atualizado a 19/05/2023
3 MINUTOS DE LEITURA
pizza e vinho

Quando se trata de combinar vinho com comida, muitas pessoas pensam em pratos sofisticados e refinados, como carnes grelhadas ou peixe e marisco. No entanto, há uma conjugação que pode surpreender os paladares mais exigentes: a harmonização de vinhos e pizza.

O melhor vinho para acompanhar uma pizza não é fácil de escolher e vai depender muito de densidade e dos ingredientes da pizza. Pode ser espumante, branco, rosé ou tinto, mas não é qualquer um.

O vinho que não acompanha bem a pizza

Vinhos doces, como o Porto, Madeira, Moscatel ou outros, não conjugam bem com pizza, tal como vinhos velhos, sejam eles brancos, rosés ou tintos.

Vinhos tintos muito adstringentes, muito encorpados ou brancos muito ácidos também não são combinações felizes.

 

O que escolher?

Vinhos brancos jovens e frescos acompanham bem pizzas mais leves e com pouco tomate. Se tiver legumes e marisco, como camarão, ainda melhor. Por exemplo, uma pizza de camarão com um Alvarinho, de um a dois anos, pode ser uma ótima ligação.

Por outro lado, pizzas mais intensas de sabor e com bastante tomate pedem tintos jovens, elegantes e com alguma acidez, principalmente, se estas tiverem ingredientes de carne ou enchidos como presunto, salame ou chouriço. A ligeira adstringência do vinho vai combinar com a proteína e a acidez do tomate e do vinho, fazendo então um casamento perfeito. É importante tentar tintos menos aromáticos para não competir com os sabores da pizza.

Um tinto do Dão, elegante, de dois ou três anos, vai fazer uma ótima ligação com uma pizza portuguesa com chouriço e vegetais, pela intensidade desta e pelos sabores mais vegetais e fumados.

 

A importância da densidade da pizza

É importante, também, ter em conta o nível de densidade da massa da pizza. Por exemplo, um Prosecco acompanha bem uma massa leve e estaladiça, enquanto um tinto de ligeira adstringência combina com uma pizza com uma massa mais robusta.

Já rosés e espumantes, para quem aprecia, são bastante versáteis e acompanham bem praticamente qualquer pizza.

Aproveite a diversidade de vinhos e sabores disponíveis de pizza, e divirta-se a experimentar diferentes harmonizações.

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de garrafa de vinho até 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos

Campanhas e promoções especiais