Fechar pesquisa
Queijos e vinhos: combinações clássicas

Queijos e vinhos: combinações clássicas

É difícil não encontrar queijos e vinhos numa mesa portuguesa. O enólogo do Pingo Doce dá-lhe algumas dicas para que possa combiná-los como um profissional.

Atualizado a 04/04/2023
2 MINUTOS DE LEITURA
Queijos e vinhos: combinações clássicas

Há séculos que os portugueses se deliciam com esta combinação, mas surgem sempre dúvidas sobre como acompanhar queijos e vinhos como um profissional. Qual o melhor vinho para servir com um queijo amanteigado? E com queijos mais fortes como o Camembert?

As características dos diferentes queijos a considerar para escolhemos o melhor vinho são:

  • Origem: os vinhos da mesma região são sempre apostas seguras;
  • Cura: o tipo de cura vai  definir a textura, sabor e teor de proteína de cada queijo. Quanto menor a cura, mais leve e refrescante o vinho deve ser e quanto maior a cura, mais adstringente e encorpado.

As melhores combinações de queijos e vinhos

 

Queijos frescos e requeijão – Acompanham na perfeição com vinhos brancos e rosés leves. Por exemplo: vinho verde branco Loureiro; Rosé frutado com no máximo 12%.

 

Queijo de cabra, Feta e Mozarela Fresca – Acompanham bem vinhos brancos e roses frutados elegantes e ligeiramente adocicados. Experimente com um branco novo da casta Verdelho ou Sauvignon Blanc.

 

Queijos de pasta mole (Queijo da Serra, Azeitão, Serpa) – Acompanham bem com vinhos brancos encorpados e com estágio em barricas. Experimente acompanhar um Queijo da Serra com um branco do Dão da casta Encruzado Reserva.

 

Queijos cremosos de sabor forte (Brie, Camembert) – Acompanham na perfeição com espumantes com alguma idade, brancos encorpados ou tintos elegantes frutados. Por exemplo, espumante feito da casta Baga da Bairrada com 5-7 anos, um branco reserva com 3-5 anos ou um tinto jovem com alguma acidez do Douro ou do Dão.

 

Queijos de meia cura (Queijo amarelo, queijo da Serra, Manchego) – Acompanham bem tintos com alguma estrutura e corpo, como tintos com estágio em barricas do Douro, Dão, Bairrada ou Alentejo.

 

Queijos curados (São Jorge, Terrincho, Parmesão) – Acompanha na perfeição com tintos robustos e de elevada estrutura, como os vinhos da Bairrada, Beira Interior e Dão Douro.

 

Queijos Azuis de elevado sabor (Stilton, Gorgonzola) – Fazem um acompanhamento perfeito com vinhos licorosos e doces, como o Vinho do Porto e Madeira.

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de garrafa de vinho até 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos

Campanhas e promoções especiais