Fechar pesquisa
Vinho Monocasta ou Blend? Entenda a diferença.

Vinho Monocasta ou Blend? Entenda a diferença.

Há cada vez mais apreciadores a experimentar os vinhos Monocasta, ainda pouco conhecidos, e não apenas os Blend.

Atualizado a 15/06/2023
3 MINUTOS DE LEITURA
vinho monocasta ou blend

Pouco a pouco, os apreciadores de vinhos em Portugal, estão também a abraçar a ideia de experimentar vinhos feitos com apenas uma casta, os chamados Monocasta ou Monovarietais. Tradicionalmente pouco comum entre os portugueses, há algumas exceções como o Alvarinho, Loureiro e Vinhão dos vinhos verdes, Arinto de Bucelas, Ramisco e Malvasia de Colares, e a Baga da Bairrada.

Vinho Monocasta ou Blend: as diferenças

 

O que é um Blend?

Os Blend são misturas de vinhos de diferentes castas, com o objetivo de fazer um vinho equilibrado e perfeito, combinando diferentes sabores e características. Por exemplo, juntar uma casta mais ácida como a Arinto com uma mais aromática, mais doce e suave, como a casta Fernão Pires, resulta num vinho equilibrado em acidez e sabor.

No entanto, à medida que os apreciadores se vão tornando mais especialistas, preferem experimentar vinhos diferentes e com personalidades mais vincadas. Neste caso, por exemplo, preferiam, entre um vinho Monocasta ou Blend, um Monocasta da casta Arinto, bem ácido e fresco e com pouco aroma, para acompanhar provavelmente umas ostras ou um peixe grelhado, e um Monocasta de Fernão Pires como aperitivo ou para acompanhar uma salada, que pede um vinho menos ácido e de maior sabor.

 

O que é um vinho Monocasta e quais as características?

Os vinhos Monocasta ou Monovarietais são feitos com apenas uma casta. Têm sabores muito característicos e fortes, à semelhança da casta de que são feitos, e são muito expressivos, resultando em ótimas combinações gastronómicas.

E, se os brancos são bem aceites, já com o tinto existe ainda uma dificuldade na hora de comprar ou abrir a garrafa. São vinhos mais expressivos e diretos, ou seja, têm sabores fortes, característicos da casta.

 

Quais as melhores castas para fazer vinhos Monocasta?

Nem todas as castas fazem bons vinhos Monocasta. Existem castas que sozinhas não funcionam, no entanto, existem cada vez mais castas, até hoje quase desconhecidas, que nos estão a dar ótimas surpresas.

Alguns exemplos:

Brancas portuguesas: Alvarinho, Arinto, Encruzado, Loureiro, Verdelho, Fernão Pires e Avesso

Brancas Estrangeiras: Chardonnay e Sauvignon Blanc

Tintas portuguesas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Alicante Bouschet, Baga, Rufete, Negra Mole e Ramisco

Tintas Estrangeiras: Cabernet Sauvignon, Syrah e Pinot Noir

 

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de garrafa de vinho até 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos

Campanhas e promoções especiais