Fechar pesquisa
Vinho para oferecer: como escolher

Vinho para oferecer: como escolher

Há que conhecer a pessoa e os seus gostos, antes de escolher um vinho para oferecer. Saiba o que deve ter em conta.

Atualizado a 01/08/2023
3 MINUTOS DE LEITURA
como escolher vinho para oferecer

Não existe melhor presente do que uma boa garrafa de vinho. No entanto, o sortido é tão grande que torna a tarefa muito difícil. Quantas garrafas devo dar? Quanto gastar? Tinto? Espumante? Aqui seguem algumas dicas.

A importância de conhecer a pessoa

Saber o gosto da pessoa que irá receber o presente torna tudo muito mais fácil. Um primeiro passo será perceber se gosta mais de branco, espumante, rosé, tinto ou de um licoroso, como o vinho do Porto. Conhecer a região preferida e saber se essa pessoa gosta de beber assim que o recebe ou se o vai guardar durante uns bons anos também ajuda na escolha.

 

Quando é um apreciador experiente:

Um conhecedor de vinhos vai apreciar mais receber uma única e ótima garrafa de vinho do que várias garrafas de qualidade média — idealmente, um vinho pouco conhecido ou difícil de encontrar, algo que surpreenda. Também é importante que seja um vinho que dure alguns anos em cave, já que, provavelmente, a garrafa irá ser guardada. Por isso, considere regiões como Trás-os-Montes, Colares, Bucelas, Bairrada, Pico e Dão.

 

Quando é um apreciador não experiente:

Ao contrário do conhecedor, o apreciador sem experiência vai preferir receber várias garrafas. Poderá oferecer uma caixa de seis garrafas de um vinho de qualidade média nestes casos. Quase sempre tintos do Alentejo ou Douro.

Qual o tipo de vinho para oferecer

Os vinhos mais oferecidos são os tintos, espumantes e vinhos licorosos datados, como o vinho da Madeira, o Moscatel ou o Porto. É costume oferecer-se em aniversários especiais (por ocasião dos 30, 40 ou 50 anos) uma garrafa da data de nascimento.

A idade certa do vinho para oferecer

Oferecem-se vinhos que durem ainda uns bons anos antes do seu tempo ótimo de consumo.

Personalizar a garrafa

Uma ideia para tornar a oferta mais especial é personalizar a garrafa com uma etiqueta, ou mesmo, escrever na própria garrafa com uma caneta própria para vidro com uma mensagem pessoal. Os enólogos andam muitas vezes com canetas, por exemplo douradas, para colocar a mensagem pretendida, data, local e ocasião.

A embalagem certa

Uma caixa de madeira vai sempre valorizar a garrafa, no entanto, não é necessário, principalmente se a garrafa for personalizada.

Grandes formatos é uma mais-valia

Garrafas de grandes formatos como Magnums 1,5L, Dupla Magnum 3L, Jeroboam 4,5L ou mesmo imperial 6L são bem apreciadas, apesar de ser difícil encontrá-las.

Se ainda não se registou na App O Meu Pingo Doce, faça-o aqui

Oferta de garrafa de vinho até 10€ como presente de boas-vindas

Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos

Campanhas e promoções especiais