Fechar pesquisa
Bucelas: vinho fresco e vibrante

Bucelas: vinho fresco e vibrante

Considerado um dos melhores brancos do país, o vinho de Bucelas é muito fresco e vibrante. Descubra a história, e a região, que lhe deu origem.

Atualizado a 09/07/2024
2 MINUTOS DE LEITURA
Vinho de Bucelas: fresco e vibrante

Bucelas, que se situa apenas a cerca de 20 km da capital, é uma microrregião que tem a particularidade de ser a única do país que apenas faz vinho branco. Trata-se de um vinho muito fresco e vibrante, e com uma acidez elevada, devido à casta Arinto. Esta é considerada uma das melhores castas brancas portuguesas e que, nesta vila portuguesa, consegue mostrar todo o seu potencial.

Mas o que faz do vinho de Bucelas um vinho especial? Vamos esclarecer todas as dúvidas.

Um vinho com História

Apesar de se fazer vinho em Bucelas há mais de dois mil anos, foi apenas entre 1808 e 1814 que este vinho ficou internacionalmente conhecido e que deu fama à região.

Segundo os registos históricos, foi quando o Duque de Wellington combatia Napoleão, na Península Ibérica, que este se apaixonou verdadeiramente pelo vinho branco de Bucelas. Na época, deu-lhe até o nome de “Lisbon Hock”, para o caracterizar como um vinho seco e fresco de extrema qualidade.

A partir desse momento, a popularidade deste vinho foi tanta, que tornou-se difícil dar resposta às inúmeras encomendas vindas, principalmente, de Inglaterra, para satisfazer a aristocracia britânica.

Bucelas: a região

São os solos muito calcários com conchas e fósseis no terreno, bem como o microclima agreste e frio no verão, com muitas manhãs enubladas, que conferem ao vinho de Bucelas as suas características. Falamos da frescura e mineralidade tão apreciadas, e tão raras, num país quente como Portugal. Num território mais conhecido pelos tintos do que pelos brancos, o vinho de Bucelas posiciona-se, sem margem para dúvidas, como um dos melhores brancos do país.

Apesar de o vinho de Bucelas ser feito quase exclusivamente da casta Arinto, existe ainda uma pequenina proporção de mais dois castas, a Esgana-cão e a Rabo de Ovelha.

Deixe-se encantar por estas características únicas e experimente um dos melhores bancos do país.

Partilhar
Artigos relacionados