Para uma experiência ideal, o vinho do Porto deve ser bebido num copo pequeno com pé e afunilado na ponta, para tentar preservar todo o aroma exuberante e sem sentir demasiado o álcool, que ronda os 20%. Mas sozinho ou com acompanhamento?
Idealmente, muitos sommeliers acompanham-no com uma sobremesa, mas há quem goste de casar com queijos, chocolate ou frutos secos. Há ainda quem goste de bebê-lo sozinho.
Como beber vinho do Porto: as várias maneiras de desfrutá-lo
Sobremesas
Esta é a combinação perfeita.
- Sobremesas de chocolate e frutos silvestres casam lindamente com Portos Ruby, pela semelhança de aromas e pela maior estrutura do vinho, que liga na perfeição com o c
- Sobremesas de caramelo, frutos secos e ovos moles ligam muito bem com vinhos mais oxidados, como os Tawny ou brancos velhos. Os aromas a mel, frutos secos e caramelo fazem um casamento perfeito com este tipo de sobremesas.
- Gelados, sorvetes e tartes menos doces pedem vinhos mais jovens, como os brancos e os Rosés.
Queijos
Uma das dez melhores combinações que existe no mundo é o casamento de um vinho do Porto Vintage com um queijo Stilton (queijo azul). Mas há outros casamentos que se podem fazer: queijos mais curados com vinhos do Porto com mais estrutura, como por exemplo um LBV ou um Ruby Reserva, e queijos menos curados com Portos Tawny não muito velhos — por exemplo, um de dez anos ou um Tawny Reserva.
Chocolate
Para saborear com chocolate, deve escolher um Porto Ruby com alguma estrutura. Também aqui um LBV ou um Ruby Reserva serão as melhores opções.
Frutos secos
Uma combinação espetacular é acompanhar frutos secos (amêndoas, avelâs, nozes) com um vinho do Porto Tawny mais velho: 20, 30, 40 anos ou mais, ou um Porto Colheita, muito velho. A combinação de sabores é incrível e o difícil será parar.
Como beber vinho do Porto sem acompanhamento
Há muitos especialistas que têm o hábito de, no final da noite, beber um copo de Porto Tawny com bastante idade, idealmente junto à lareira e sem qualquer acompanhamento. Este vinho tem a grande vantagem de manter a qualidade por mais de um mês, depois de aberta a garrafa.