Fechar pesquisa
A tradição dos vinhos de outono

A tradição dos vinhos de outono

Se é apreciador de vinho, o fim do verão é certamente um momento muito esperado - começa a época dos tintos! Dê as boas-vindas aos vinhos de outono e saiba tudo sobre a sua tradição.

Atualizado a 16/10/2024
3 MINUTOS DE LEITURA
A tradição dos vinhos de outono

Com a chegada das noites mais frias, cresce a vontade de acender a lareira e abrir aqueles tintos que ficaram guardados nos últimos meses. Os momentos de saborear um bom e fresco vinho branco na varanda ficarão para o próximo verão, porque agora é tempo de apreciar os vinhos de outono.

Nesta época do ano, a vindima chega ao fim, momento marcado pelas adiafas, as tradicionais e tão aguardadas festas que celebram o encerramento da colheita. Conhece o velho ditado popular: “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”? A sabedoria do povo vem da tradição, e é precisamente durante o conhecido verão de São Martinho que as adegas abrem as suas portas para a prova dos novos vinhos e todos se juntam a comer castanhas.

Como combinar vinhos com castanhas

Os vinhos ainda turvos e com gás deliciam os mais curiosos, e a água-pé é um bom exemplo. Com menos de um mês de validade, este tipo de vinho chega bem a tempo de ser saboreado com castanhas. Para um pairing ideal com castanhas cozidas, os vinhos mais delicados e aguados são a melhor opção.

Se prefere castanhas assadas, faça-as acompanhar de jeropiga. Na boca, a combinação da doçura de ambos resulta em notas muito interessantes, mas são a acidez e a frescura deste vinho que fazem sobressair o sabor das castanhas.

Outra harmonização perfeita? Experimente jeropiga com pastel de nata. Uma delícia!

Os melhores vinhos de outono

Os vinhos que melhor acompanham esta estação são tintos de cor e teor alcoólico ligeiro. Por serem mais elegantes, tornam-se ideais para combinar com pratos de bacalhau, aves e polvo, por exemplo.

Na sua loja Pingo Doce, encontra três vinhos com estas características: o Colheita Selecionada tinto do Dão, o Negra Mole do Algarve e o Pinot Noir.

Os vinhos brancos de outono são quentes e perfeitos para acompanhar queijos de pasta mole, carnes brancas e pastas de sabor mais forte.

O Alvarinho Reserva e o Encruzado do Dão são duas ótimas sugestões para este efeito. O estágio de barrica deste último permitiu que adquirisse notas caramelizadas e ligeiramente tostadas, ideais para saborear nesta estação do ano.

Agora que já despertámos a sua curiosidade, só lhe resta experimentar um destes maravilhosos tintos e enriquecer o stock da sua garrafeira.

Frederico Vilar Gomes
Frederico Vilar Gomes
Enólogo
Saber mais
Partilhar
Artigos relacionados