Fechar pesquisa
Como a inovação está a mudar o mundo vínico

Como a inovação está a mudar o mundo vínico

Se gosta de tecnologia e de vinho, vai gostar de saber quais as tendências que estão a revolucionar o setor vínico. Descubra como a inovação está a mudar o processo de produção nas vinhas e adegas.

Atualizado a 27/02/2024
4 MINUTOS DE LEITURA
Como a inovação está a mudar o mundo vínico

Num mundo onde a tecnologia avança cada vez mais rápido, nem mesmo os setores mais tradicionais, como o do vinho, ficam imunes à evolução.

Nas vinhas e adegas, já é possível ver robots a trabalhar. As uvas são apanhadas de acordo com informação via satélite e acabaram-se as falsificações de vinhos raros graças à nova tecnologia. Mas há mais inovação a chegar ao mundo vínico.

Tecnologia e inovação na vinha

É na vinha que a tecnologia tem avançado mais: a poda e a vindima já são feitas com máquinas, as uvas podem ser monitorizadas por robots e os tratamentos são feitos através de enormes drones.

E tem havido uma grande inovação ao nível da produção, com as regas a serem monitorizadas através de sensores. Estes estão enterrados na terra e medem permanentemente a humidade do solo a várias profundidades, fazendo acionar a rega quando necessário.

Tecnologia e inovação na adega

Apesar de haver muita tecnologia disponível para a adega, os enólogos portugueses mantêm-se muito fiéis aos antigos equipamentos. A excepção são os robots de pisa mecânica, que vieram substituir no Douro a pisa a pé, e que são utilizados já há vários anos.

No entanto, existe um mundo de ferramentas disruptivas que a estão disponíveis para a nova geração.

A máquina que está a dar mais cartas no mundo da enologia, por exemplo, é a chamada mesa de escolha de bagos. Este equipamento tira fotografias a cada bago de uva e rejeita as uvas que não estejam com 100% de qualidade. Funciona a uma velocidade enorme e consegue retirar todos os bagos de uva que não sejam bem redondos, verdes ou com qualquer outro defeito.

Mas os equipamentos inovadores não ficam por aqui. Há sensores de temperatura e densidade que controlam ao minuto as fermentações dos vinhos nas diferentes cubas, e barricas que ajustam a necessidade de frio, bem como de oxigénio ou nutrientes para o fermento. Tecnologias inovadores e que, provavelmente, serão as que mais vão ajudar a enologia.

Por último, também se destaca o desenvolvimento de lavadoras de barricas através de ozono e micro-oxigenadores portáteis.

Tecnologia e inovação nas garrafas

Também as garrafas têm sido alvo de investimento tecnológico. E, hoje, muitos dos rótulos existentes já têm QR code com a informação das uvas, de como o vinho foi feito, bem como a ficha técnica e vários vídeos. Além de ser uma inovação interessante, ajuda o consumidor a conhecer e a envolver-se mais com o projeto e com o próprio vinho.

Outra disrupção, foi o aparecimento de selos digitais que, em poucos anos, praticamente acabaram com as falsificações de vinhos muito caros e raros que, em algumas marcas, chegavam a 50% do volume de vendas.

Agora que já despertamos a sua curiosidade sobre o impacto da tecnologia no setor vínico, que tal experimentar por si numa viagem por Portugal através do vinho?

Frederico Vilar Gomes
Enólogo Pingo Doce
Partilhar
Artigos relacionados