Aprenda a harmonizar os sabores tradicionais com os vinhos perfeitos para desfrutar de uma Páscoa deliciosa e em boa companhia.
Dicas para harmonizar vinho com sabores da Páscoa
Doces, salgados, ácidos e amargos: cada vinho revela sabores distintos em cada harmonização. Aprenda a escolher e combinar vinho e comida, na Páscoa e ao longo do ano:
- Para pratos doces, são recomendados vinhos doces e idealmente com boa acidez.
- Receitas salgadas combinam bem com vinhos também ácidos e com algum tanino. Os taninos são substâncias naturais que podem ser encontradas em inúmeras plantas, nomeadamente nas cascas e sementes das uvas. Percebe-se a sua presença no vinho quando este dá a sensação de adstringência (de secura na boca). Os vinhos tintos têm mais taninos do que os brancos.
- Para alimentos ricos em acidez e frescura, são melhores vinhos também ácidos e idealmente mais encorpados ou até com alguma doçura.
- Os alimentos amargos e os que têm especiarias fazem uma boa dupla com vinhos ácidos.
Os melhores vinhos para acompanhar receitas de Páscoa
Vinho Douro 3 Tourigas Reserva Tinto Pingo Doce & Borrego com laranja e hortelã
Uma receita como o Borrego com laranja e hortelã precisa de um tinto elegante, fresco e frutado. O 3 Tourigas é perfeito porque tem o corpo certo e sabores iguais ao prato de laranja, proveniente da casta Touriga Nacional e com um leve aroma vegetal. Idealmente, bebe-se fresco num copo de vinho tinto afunilado na ponta para aproveitar todo o sabor do vinho. Fica ainda melhor se for decantado cerca de quatro horas antes. Consulte a receita do borrego aqui.
Vinho Dão Reserva Tinto Pingo Doce & Empada de cabrito
O Vinho Dão Reserva Tinto é elegante e faz uma ótima combinação com a empada de cabrito, pois permite que os sabores do prato se sobreponham ao vinho, com este apenas a dar frescura e persistência ao conjunto. A combinação fica simplesmente incrível. Idealmente, bebe-se fresco num copo de vinho tinto mais afunilado na ponta. Consulte a receita da empada aqui.
Vinho da Madeira 3 Anos Meio Pingo Doce & Folar de frutos vermelhos e chocolate branco
A combinação de sabores de frutos vermelhos e chocolate branco combina muito bem com as notas caramelizadas e de frutos secos do Vinho da Madeira. O sabor fica incrível, sobretudo com a doçura e a acidez do vinho que dão frescura a esta combinação. Idealmente, bebe-se bem fresco num copo de vinho do Porto ou num copo de vinho branco. Consulte a receita do folar aqui.
Moscatel Roxo de Setúbal Pingo Doce & Pudim Abade de Priscos com espuma de maracujá
O Moscatel Roxo de Setúbal tem uma cor âmbar brilhante e um forte sabor frutado que casa na perfeição com a espuma de maracujá. A exuberância e a acidez do Moscatel vão dar a frescura e intensidade e enaltecer o sabor forte do pudim. Idealmente, bebe-se bem fresco num copo de vinho do Porto, ou num copo de vinho branco. Consulte a receita do pudim aqui.
Harmonizar vinho e chocolate
Vinho tinto encorpado & Chocolate negro
Vinhos tintos encorpados combinam com chocolates pouco doces. A untuosidade do chocolate vai bem com a acidez do vinho e deixa um final de boca longo e saboroso. Experimente e acompanhe o Tejo Merlot & Touriga Nacional Pingo Doce com Chocolate Negro 74% Pingo Doce
Moscatel de Setúbal & Chocolate meio amargo
A doçura e o sabor forte deste vinho fazem uma excelente combinação com este chocolate de doçura reduzida. O sabor frutado do vinho combina com o sabor equilibrado e persistente do chocolate. Experimente e acompanhe o Moscatel de Setúbal Pingo Doce com o Chocolate Negro com Laranja e Amêndoa Pingo Doce.
Vinho do Porto Tawny & Chocolate de leite e frutos secos
Um chocolate mais doce precisa de um vinho também mais doce. Os sabores de frutos secos e caramelizados do vinho ligam na perfeição com este chocolate, fazendo um pairing intenso e muito saboroso. Experimente e acompanhe o Vinho do Porto 10 Anos Tawny Pingo Doce com Chocolate de Leite com Avelãs Inteiras Pingo Doce.
Vinho do Porto LBV & Chocolate branco
Um dos vinhos do Porto mais concentrados, o LBV faz uma ótima ligação com este chocolate mais doce e saboroso. Os taninos e acidez vão equilibrar a doçura e o sabor frutado do chocolate. Experimente e acompanhe o Vinho do Porto LBV Pingo Doce com Chocolate Ruby com Framboesas Pingo Doce.