O peixe branco tem menos gordura e é mais delicado do que o peixe vermelho — por exemplo, atum ou sardinha — e, como tal, combina com vinhos leves e frescos, normalmente brancos. Já o bacalhau e os peixes vermelhos são fortes e pedem brancos mais encorpados ou tintos menos pesados.
Qual é o vinho e peixe certos?
Vinho e peixe branco: robalo, sargo ou dourada
Os melhores vinhos para acompanhar peixe branco são brancos jovens, com boa acidez, ligeiramente vegetais e sem serem muito aromáticos. Neste caso, um bom vinho da casta Arinto faria a combinação perfeita. As melhores zonas para este tipo de vinho são, provavelmente, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, Bairrada, Lisboa e Beira Interior, ainda que, de uma forma geral, seja produzido em praticamente todo o país.
Uma vez que o peixe branco é delicado, não queremos combinar com uma bebida muito aromático e precisamos sempre de um vinho elegante, fresco e com notas vegetais para casarem com os sabores das saladas ou legumes do acompanhamento.
Idealmente, bebido fresco a cerca de 10ºC.
Bacalhau ou peixe vermelho: sardinha, atum ou salmão
A dúvida está na escolha entre um tinto muito jovem e elegante ou um branco mais encorpado. O ideal é, sem dúvida, um tinto leve ou elegante de baixo grau alcoólico, fresco, com boa acidez e, idealmente, com aromas também ligeiramente vegetais.
Não é fácil encontrar este tipo de vinhos em Portugal — no estrangeiro, seria um Pinot Noir novo ou um Beaujolais Nouveau. Um Negra Mole do Algarve, Ramisco de Colares, ou mesmo um verde tinto sem ser muito concentrado, são alguns exemplos de ótimas combinações.
Idealmente, bebido fresco a cerca de 14ºC.
Também podemos optar por um branco mais encorpado, de dois ou três anos, e estagiado em barricas, sobretudo, se tiver um acompanhamento mais fresco e leve como uma salada. Neste caso, um vinho mais fresco fará uma ótima combinação, e a estrutura e corpo do vinho estão de acordo com a força do prato.
Beber fresco a cerca de 12ºC.